Etimologia

Del árabe wa-shā' (I)llāh - pronunciado en árabe hispano coloquial probablemente como w-shā-llāh , con el significado de "y quiera Dios". Existen otras dos expresiones con significados parecidos: in shā' Illah, “si quiere Dios” , shā' Illah ,“¡oh!, quiera Dios”.

jueves, 10 de septiembre de 2009

...Mudança de hábito...


...Antes de começar a escrever, peço duas desculpas. Em nenhum texto colocarei o ¨til¨. No teclado espanhol nao existe esse acento separado da letra N e por isso nao vou usá-lo. A outra desculpa (em todos os sentidos desta palavra) vai para o meu português. É bem provável que erros sejam encontrados. Me dá vergonha, confesso. Por passar tanto tempo escrevendo em castelhano me parece mais dificil escrever no meu idioma de toda a vida. É por essa primeira mudança de hábito que começo meu primeiro texto em português...
Morar fora do Brasil representa mais do que uma nova experiência. Além do esperado: mudar de casa, novas amizades, novo idioma, nova cidade, nova cultura, novo trabalho... Há o inesperado. Comigo, o inesperado veio de diversas formas em distintos momentos. O que me chamou muita atençao foi a mudança de hábitos alimentares. Tive que abdicar do meu mate leao diário e mudá-lo por suco de pêssego (que por sinal eu nem sou muito fa), começei a gostar de azeitona, coisa que eu odiava no Brasil e me acostumei a tomar uma espécie de suco branco, com sabor meio de remédio meio de leite de soja chamado Horchata. Os espanhóis tomam muita Horchata no verao. Depois de tomar umas 5 vezes você acaba de acostumando e se dará conta de que já está comprando a bebida no supermercado. Outra coisa bem típica é o pao com tomate. Seja no café da manha, seja no almoço ou no jantar ele tá sempre lá. Digamos que é nosso arroz com feijao, so que mais light! Adaptarme ao pao com tomate nao foi tao dificil. É uma delícia e eu recomendo. Tem duas maneiras de se fazer. É só comprar um pao tipo baguete, esfregar um tomate bem molinho no pao, um pouco de aceite e sal e voilá! Outra maneira é ralar um tomate e uma vez o ¨suco¨esteja pronto espalhamos em cima do pao.
Hasta la próxima!

2 comentarios:

  1. Palomita, faz um desses pra gente comer quando você voltar! Fique salivando pensando no pão com tomate e no suco de pêssego!(eu adoro)

    Escreve mais! Quero saber de tudo daí, e que se lixem os tils!!!

    te adoro!

    beijo

    ResponderEliminar